Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre chikungunya
Imagem: Wikimedia Commons/Wikipedia

O período de chuvas no Brasil faz com que casos de dengue se intensifiquem. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde está monitorando o crescimento da doença no país, já classificada como epidemia. Mas você sabe por que a dengue é uma epidemia e não um surto? A resposta está na ocorrência de casos nas cinco regiões do Brasil. Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto.

Veja a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia

Surto: Acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

Epidemia: Epidemia é doença geralmente infecciosa, de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade. Pode ser também surto periódico de uma doença infecciosa em dada população ou região. A epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

Pandemia: Pandemia é enfermidade epidêmica amplamente disseminada. Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia. E em 11 de março de 2020 o Coronavírus, conhecido como COVID19 também passou de epidemia para uma pandemia.

Endemia: Endemia é doença infecciosa que ocorre habitualmente e com incidência significativa em dada população ou região. A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, .é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

As três palavras (Epidemia, Pandemia e Endemia), então, podem ser consideradas sinônimas, apesar de haver diferenças entre elas.

Vejamos quais são as diferenças:

 

Se uma doença ocorre com freqüência em determinada região sempre acometendo grande número de habitantes, chamamo-la de endemia ou de epidemia. Há, por exemplo, endemia (ou epidemia) de dengue nas grandes cidades brasileiras. Todo ano, na temporada de chuvas, muitas pessoas são acometidas pela dengue.

Se uma doença ocorre em determinada época (mas não com freqüência, ou seja, não todo ano) acometendo grande número de habitantes, chamamo-la apenas de epidemia. Por exemplo: Em um ano, várias pessoas foram acometidas pelo sarampo. Nos anos passados isso não havia ocorrido: epidemia de sarampo.

Quando uma endemia ou uma epidemia atinge grandes proporções, chamamo-la de pandemia. Por exemplo: Em um ano, várias pessoas foram acometidas pelo sarampo. Nos anos passados isso não havia ocorrido: epidemia de sarampo. Quando uma endemia ou uma epidemia atinge grandes proporções, chamamo-la de pandemia. Por exemplo: muitas pessoas de alguns bairros da cidade tiveram dengue: epidemia ou endemia. Muitas e muitas pessoas de todos os bairros da cidade, inclusive do centro, tiveram dengue: pandemia.

Fontes consultadas:

– Boletim epidemiológico paulista

– Ministério da Saúde

SITES INFORMATIVOS:

Ministério da Saúde

Plataforma IVIS – Ministério da Saúde

Universidade Federal de São Paulo

Instituto Butantan – CORONAVIRUS

Governo do Estado de São Paulo – CORONAVIRUS

Coronavirus disease (COVID-19) outbreak

Hospital São Paulo

WHO – Coronavirus Disease (COVID-19) outbreak

Novel Coronavirus (COVID-19) Situation (on-line)

Secretaria Municipal de Saíde – Coronavirus

– O Site Retrofenna Decor, tem um blog de dicas que, disponibiliza informações de caráter educativo sobre saúde, beleza e bem estar em uma linguagem acessível e simples, destinadas ao público leigo. O site não substitui diagnóstico ou aconselhamento médico.

3 thoughts on “Surto, epidemia, pandemia e endemia – Qual é a diferença entre eles?

    Interessante !! Não sabia destas diferença !!!

    Estou amando as suas dicas, sempre atualizadas e temas com fontes confiáveis, parabéns e além de cliente agora sou fã do blog da Retrofenna Decor!

    Muito interessante a reportagem abordada, pois muitas vezes achamos os conteúdo separado.
    Estou sempre visitando as paginas para saber das novas noticias.
    Parabens!

Comentários estão fechados.