Ao pensarmos em uma garagem, é logo a imagem de um espaço exclusivamente para guardar carros e bicicletas que vêm a nossa cabeça. Só que essa parte da casa também é frequentemente usada para armazenar objetos que já não são mais usados. A garagem se tornou, em muitas residências, oficialmente o cantinho da bagunça! Se esse é o seu caso, nós vamos dar dicas de como organizar uma garagem e conseguir espaço para guardar tanto os seus veículos quanto outros acessórios, transformando o cômodo em um ambiente funcional.

Como organizar garagem e otimizar o espaço: veja ideias

 

1) Pintar a garagem transforma o ambiente e ajuda a ampliá-lo

 

Para renovar a aparência da garagem e transformá-la em um lugar mais agradável, comece fazendo uma boa pintura nas paredes. Caso o espaço seja muito escuro, procure criar uma sensação de iluminação apostando em tonalidades claras em grande parte do cômodo. Essa dica também serve para quem tem garagens pequenas, já que as tintas em cores claras ajudam a dar uma sensação de amplitude. Você pode adicionar texturas ou alguns detalhes vibrantes para acrescentar personalidade. Além das paredes, aproveite para usar tintas para pisos no chão: elas ajudam a renovar o revestimento e ainda possuem uma camada que protege contra os danos das rodas do veículo.

2) Nada de quartinho da bagunça

 

Uma garagem que também é feita de depósito, tem tudo para ficar sempre bagunçada. Para organizar o ambiente, o ideal é que você dê novos destinos aos objetos: o que estiver quebrado deve ser consertado, o que puder ser reaproveitado deve ser reciclado e itens em bom estado não mais usados podem ser doados. Assim, você vai conseguir liberar bastante espaço na sua garagem!

3) Aliados para organizar garagem: estante, gaveteiro e organizador de ferramentas

 

Agora que você ficou apenas com os objetos que realmente precisa e usa, chegou a hora de organizá-los! Para facilitar a arrumação, você pode utilizar os famosos cestos organizadores. Opte pelos de plástico que são mais leves e podem ser encontrados em diferentes cores, tamanhos e estilos para combinar com a sua decoração. Outro bom caminho a seguir é apostar na presença de estantes: elas ajudam a organizar tanto as caixas quanto objetos soltos. Assim, fica bem mais fácil na hora de identificar o que você precisa.

 

Se você gosta de usar a sua garagem como espaço para marcenaria e outros hobbies envolvendo bricolagem, utilize as caixas de metal ou a bolsa de ferramentas para deixar tudo protegido e arrumado. Você pode escolher pelo tamanho e comprar aquele produto com as divisórias e o espaço perfeito para comportar todas as suas ferramentas.

 

4) As prateleiras são ideais para organizar uma garagem pequena

 

Organizar uma garagem pequena pode parecer um desafio de primeira, mas, se você souber aproveitar as suas paredes e os espaços mais altos, vai perceber que dá para deixá-la bem prática! Por isso, procure por prateleiras com tamanhos que você possa colocar na parede sem atrapalhar a abertura de portas ou janelas. Coloque quantas você achar necessário! Elas vão ajudar a organizar seus materiais sem ocupar a área de circulação. Você também pode procurar por armários altos com um bom espaço interno!

5) Dê outra utilidade à garagem

 

Caso você esteja disposto a renovar completamente sua garagem, organizando o espaço para torná-lo mais funcional, uma boa alternativa é transformar a finalidade do ambiente. Dá para transformar a garagem em uma espaçosa lavanderia, por exemplo, onde você poderá colocar seus produtos de limpeza, sua tábua de passar e até mesmo a máquina de lavar. Outra opção é transformar esse ambiente em um closet para sapatos. Mas, caso você opte por essa alternativa, é importante investir em sapateiras e organizadores para deixar tudo em ordem, livre de poeira e outras sujeiras.