Como limpar piso laminado: dicas de como fazer a tarefa sem danificar o material. Saiba como deixar seu piso brilhando com algumas dicas fáceis, práticas e rápidas

O piso laminado é um dos estilos mais lindos para se instalar no chão da nossa casa. Por outro lado, também é bem sensível e delicado, por isso, precisa de cuidados especiais na hora da limpeza comum, do dia a dia, e para a retirada de pequenas manchas, causadas por diferentes materiais. Para acabar de vez com esses problemas, separamos algumas dicas incríveis para que você tenha seu piso sempre brilhando. Preparado? Então vamos lá.

 

Antes de limpar seu piso laminado

 

A limpeza profunda deve ser feita pelo menos uma vez por semana, especialmente porque o piso é sensível e costuma juntar sujeira com facilidade. Para as manutenção do dia a dia, o ideal é usar um aspirador de pó, porque uma vassoura pode apenas levantar a poeira, sem efetivamente retirá-la. Se você só tiver a opção da vassoura, prefira aquelas que possuem cerdas de pelo, porque as de piaçava, comuns, podem arranhar o piso e até mesmo danificá-lo.

 

Produtos que você deve evitar na hora de limpar seu piso

 

 

Saber como limpar piso laminado é uma dúvida que enche a mente de muitas pessoas. Por conta disso, é bastante comum que erros básicos sejam cometidos sem que seja possível revertê-los depois. Para começar, jamais despeje água na superfície. Isso pode alterar a aparência inicial do material e ainda estufar o piso. Evite ainda panos encharcados, porque o problema será o mesmo. Jamais passe silicone ou qualquer outro produto semelhante e nem use elementos abrasivos, porque isso pode gerar arranhões. Lixas, enceradeiras e esponjas de aço também devem ser evitadas, tudo bem? Além disso, bicarbonato de sódio não é o ideal, porque a substância vai deixar o piso esbranquiçado.

Higienizando da maneira correta

 

A melhor forma de limpar seu piso é usando uma solução de detergente neutro e água. A proporção ideal é de uma colher de sopa de detergente para cada quatro litros de água, de forma a ficar bem diluído. Mergulhe um pano de microfibra na solução e torça bem, até o tecido ficar apenas úmido, não molhado. Passe por todo o piso (no sentido da régua) e deixe secar. Se preferir, você pode usar um outro pano de micofibra seco para ajudar na secagem, mas lembre-se de apenas pisar no laminado depois que todos os resíduos de água e produtos tenham saído, ok? Se você tem animais ou pessoas alérgicas em casa, vale ainda usar uma segunda mistura, feita de três colheres de sopa de vinagre de vinho branco com um litro de água. Passe pelo piso exatamente da mesma forma e espere secar.

 

Lidando com manchas desagradáveis e insistentes

 

 

Algumas manchas são mais difíceis de tirar do que outras. A solução com detergente que mencionamos anteriormente já ajuda (e muito!) você a se livrar da maioria delas: manchas de batom, vinho, suco de uva e até café não vão sobreviver. Se o seu problema, por outro lado, for uma mancha de caneta, o ideal é usar uma solução com álcool. Mas lembre-se de sempre despejar o produto em um pano antes de aplicar na área manchada, tudo bem? O mesmo vale para o removedor de esmaltes, que é perfeito para tirar marcas de esmalte do piso. Se o problema for uma mancha de gordura, o mais indicado é utilizar um detergente desengordurante.