Saiba qual dos tipos de tintas é melhor para as paredes de cada ambiente. Casa e Jardim Decor vai te ajudar a não errar na hora de renovar o ambiente

 

 

Pintar as paredes é uma das melhores formas de renovar um ambiente sem ter muito trabalho e, principalmente, sem gastar tanto dinheiro. Mas qual tipo de tinta é melhor para cada parede da casa? Existe alguma maneira de ter uma cor personalizada? Quantas latas de tinta são necessárias para pintar uma parede? Para quem está cheio de dúvidas, Casa e Jardim Decor ajuda a não errar na hora de comprar tinta para parede, com vários outros post relacionados – e a gente complementa, ensinando a acertar no tipo de tinta ideal para você.

 

Como escolher a quantidade ideal de tinta

 

 

Para não errar na hora de comprar tinta de parede, você deve calcular a metragem quadrada que será pintada (altura x largura das paredes). Além disso, é importante considerar: quantas demãos de tinta você deseja passar, lembrando que quanto mais tinta, mais intensa é a cor final das paredes; e que é bom haver um pouco de sobra para possíveis remendos e um melhor acabamento. Normalmente, as embalagens de tinta incluem a informação de quantos metros quadrados é possível pintar com aquela quantidade. Caso a que você escolheu não tenha, dá para fazer uma pesquisa na internet e encontrar esse valor sem muito esforço.

 

Como escolher o melhor entre os tipos de tinta para parede

 

Existem vários tipos de tinta que podem ser aplicados nas paredes. Na hora da compra, o primeiro critério deve ser se o ambiente recebe água ou a ação do tempo. Com relação a cor, é possível conseguir exatamente o tom que desejar através da mistura de tintas: para isso, é fundamental conferir as amostras de cores para garantir que a sua casa ficará na cor que escolheu.

 

 

1. Látex PVA: à base de água, é indicada para áreas internas e secas, já que não é muito resistente a água, a ação do tempo ou até mesmo a alto tráfego de pessoas.

2. Tinta acrílica: impermeável, é muito utilizada em pintura de áreas externas e áreas molhadas da casa.

3. Super lavável: é um tipo de tinta bem resistente a limpezas e lavagens, que pode ser utilizada em ambientes internos e externos.

4. Inodora: produto que perde o cheiro de tinta em até três horas, bastante utilizada para pintura de casas com crianças e animais domésticos. Assim como a super lavável, esse tipo de tinta também pode ser utilizado em interiores e exteriores.

5. Tinta epóxi: é uma tinta que apresenta muita resistência a água e produtos de limpeza, sendo ideal para áreas próximas a piscinas e caixa d’águas, assim como para cozinhas e banheiros.