Descubra para que servem os pregos mais usados do mercado

 

Quando você precisa fixar alguma coisa na parede ou montar um móvel, por exemplo, é quase certo que vai precisar de alguns pregos. Eles são ferragens super populares e podem ser usados em diferentes projetos além destes. Por isso, no momento da compra, é normal que você encontre uma série de modelos diferentes do produto. Como cada um deles tem uma função diferente, hoje nós separamos aqui embaixo os tipos de pregos mais utilizados para te ajudar a escolher o modelo certo para cada situação. Dá uma olhada!

 

 

Prego com cabeça

 

 

Prego de aço, com corpo liso e cabeça arredondada

O prego com cabeça é o modelo mais conhecido de todos. No que se trata de sua estrutura, ele tem o corpo liso — diferente do parafuso, que é rosqueado — e a parte de cima bem definida. Isso facilita a colocação da ferragem em diferentes superfícies com o martelo. Ele serve para ajudar na montagem de objetos, para fixar utensílios e elementos decorativos na parede, na construção civil e em estruturas diversas.

Prego sem cabeça

 

 

Prego de aço, com corpo liso e cabeça com a espessura levemente maior

O modelo de prego sem cabeça, por sua vez, é muito utilizado em projetos com madeira. Sua cabeça, geralmente, é do mesmo tamanho ou levemente maior que seu corpo, o que ajuda num acabamento mais suave e imperceptível nas peças de marcenaria: ele entra completamente no material e não deixa relevo na superfície. Ele também deve ser fixado com um martelo.

Prego com cabeça dupla

 

 

 

Prego de aço com cabeça normal, arredondada, e mais uma cabeça que fica alguns milímetros acima da primeira

Diferente dos outros modelos, que proporcionam uma fixação permanente, o prego com cabeça dupla serve para prender diferentes estruturas temporariamente. Ele é parecido com um prego comum, mas, ao invés de ter apenas uma cabeça, tem duas. Isso facilita a retirada da ferramenta das superfícies quando for necessário. O produto também pode ser utilizado para realizar o escoramento de lajes, vigas, pilares, formas para fundações e outros locais.

Prego ardox

 

 

Prego de aço com cabeça normal e corpo com ranhuras que se assemelham a uma brocapara furadeiras

O prego ardox é a escolha ideal para projetos realizados em paredes de concreto, madeira de alta densidade e outros materiais bem rígidos. Isso acontece por causa de seu formato: ao invés de ser completamente liso, ele tem o corpo com ranhuras, como se fosse uma broca. Assim, ele acaba tendo um potencial maior de diminuir a resistência destes materiais no momento da perfuração.

Prego para telheiro

 

Prego de aço com corpo ranhurado, como brocas de furadeiras e cabeça com uma borracha flexível e mais larga

Na colocação de telhas onduladas, como as de fibrocimento e as shingle, é necessário contar com a ajuda dos pregos — e os modelos ideais são estes, para telheiros. Eles têm o corpo parecido com o do prego ardox, garantindo facilidade na perfuração. Além disso, também contam com uma borracha mais larga na cabeça que, no momento do uso, previne infiltrações causadas pela água da chuva no madeiramento do telhado.

Prego em U

 

Prego retorcido no formato da letra U, com duas pontas capazes de perfurar superfícies

Uma das principais diferenças do prego em U em relação aos outros é que ele pode direcionar fios, arames e outros materiais de estrutura fina sem que eles sejam, necessariamente, perfurados. Por isso, ele é muito utilizado para a montagem de cercas e telas de proteção em estruturas de madeira.

Prego para taco

 

Prego no formato de L, que tem a parte maior com ponta para perfurar e a menor, reta e achatada

O prego para taco, também conhecido como prego em L, é utilizado na fixação de assoalhos de madeira e batentes para porta. Esse uso é beneficiado pela sua estrutura: ele tem a ponta afiada, o corpo quadrado e a cabeça mais reta e achatada.

Importante

Independentemente do tipo de prego, todos seguem a mesma lógica: entram na madeira cortando os veios, deslocando para baixo as cerdas rompidas e criando uma trava que dificulta a sua remoção. O comprimento do prego deve equivaler ao dobro da espessura da madeira menor.

Dicas finais sobre tipos de pregos

 

Quando a madeira for muito dura o ideal é fazer um buraco com uma furadeira, evitando que o prego entorte antes de penetrar por completo na madeira. Outra dica importante é observar se o prego apresenta sinais de corrosão.

Em caso positivo ele não deve ser usado, o recomendado é descartá-lo. A forma mais indicada para armazenamento dos pregos é mantendo-os na embalagem original, em um ambiente seco e longe da umidade.

Dessa forma, é possível conservar seu material intacto por mais tempo.