Nostalgia significa o estado de profunda tristeza causado pela falta de algo. É a sensação de saudade originada pela lembrança de um momento vivido no passado ou de pessoas que estão distantes.

 

 

É um sentimento melancólico geralmente produzido em pessoas que se encontram longe da sua terra natal e sente saudades da sua pátria, do seu lar e de coisas que lhe são familiares.

 

 

Etimologicamente, a palavra nostalgia é formada pelos termos gregos nostós (que significa regresso a casa) e álgos (que significa dor). Esse sentimento de tristeza é causado em um indivíduo pela distância em relação a um lugar, pessoas ou coisas. Esse afastamento em relação a elementos queridos provoca abatimento e uma vontade extrema de voltar a esses momentos e lugares ou de estar com algumas pessoas.

 

 

A nostalgia pode gerar um comportamento anormal em indivíduos que foram afastados da sua terra natal ou separados da sua família. Há um forte desejo de regressar à pátria ou de rever os seus familiares. É um sentimento semelhante à saudade mas tende sempre a aumentar.

 

 

Os pensamentos nostálgicos também podem estar associados a momentos de felicidade vivenciados em determinado período da vida, em alguns casos são idealizados.

 

 

O estado de nostalgia também é produzido através da lembrança da infância. Dos brinquedos, jogos, brincadeiras, programas de televisão e de outros momentos vividos quando criança.

 

 

O Romantismo foi um movimento cultural marcado pela nostalgia, que era manifestada pelos românticos na literatura, arquitetura e artes plásticas. Um estado de tristeza indefinida, tal como a melancolia.

 

 

Sentimento Nostálgico

 

Nostalgia é um sentimento humano, relacionado com a saudade, porém há diferença entre eles, embora sejam comumente confundidos. Podemos dizer que a saudade é direcionada a um alvo ou momento específico e até pode ser superada pela presença ou repetição, já a nostalgia não pode ser superada no campo físico pois diz respeito somente a uma visão idealizada de passado que cada um possui.

 

 

Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associados a um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. A palavra vem do grego nóstos –“reencontro”– e álgos –“dor, sofrimento”. A nostalgia já foi considerada uma condição médica no início da era moderna por ser associada à melancolia, além de ser importante na literatura como um frequente tropo no romantismo.

 

 

Podemos dizer que experimentamos a sensação de nostalgia ao sentir o aroma de café e lembrar das manhãs deliciosas em que nossa mãe nos servia um café gostoso, feito com muito amor, e, enquanto o tomávamos, nos sentávamos em frente à TV para assistir nossos desenhos matinais favoritos; ou ainda passarmos por onde brincávamos com os vizinhos e relembrar as brincadeiras, dos banhos de chuva enquanto nos divertíamos com o pega-pega, ou rever um filme que nos traga as sensações vividas que marcaram determinado momento. São momentos assim, mas que nem sempre podem ser de felicidade, podem ser de tristeza também. Alguns amam, outros preferem evitar.

 

 

A nostalgia nos ajuda a lembrar o que fomos, o que tínhamos, o que já vivemos, a fazer uma avaliação da vida e a aprender com ela. Toda experiência é um conhecimento que nos empurra para o futuro. As experiências fazem parte do nosso arquivo pessoal, onde podemos voltar de vez em quando, mas a porta deve ficar fechada para que a nostalgia não se intrometa no nosso “agora”.