Quem tem vontade de fazer artesanato e se apaixona pela pintura em tecido, logo começa a se perguntar: “- como começar? “- Será que tenho talento?” Essa reação é super normal, já que se trata de algo novo e inexplorado.

 

 

Mas como tudo na vida, o aprendizado só começa a partir do momento em que damos o primeiro passo. É verdade que muitas pessoas possuem um talento próprio para a pintura, mas isso não é e nunca foi um pré-requisito para pintar.

 

 

E foi pensando em você, e nas centenas de mulheres do mundo todo desejam se aventurar nesse maravilhoso universo, que trouxemos dicas especiais para quem está dando os primeiros passos. Aqui você vai ver 8 dicas de pintura em tecido para iniciantes. São truques básicos mas indispensáveis para facilitar a sua vida como artesã. Vamos lá?

Dica 1. Deixe à mão todos os materiais que você vai usar

Antes de começar a pintura, verifique se todos os materiais estão dispostos na sua bancada de trabalho. Separe os pincéis, um copo com água, um pano de limpeza, uma bandejinha de isopor com as tintas e o pano já riscado.

Dica 2. Pinte sobre o tecido fixado em uma tábua

Para que o tecido não fique “dançando” na sua mesa de trabalho, aplique a cola permanente em uma placa de Eucatex ou MDF, espalhe bem. Use um cartão velho para fazer a aplicação, assim você preserva os seus pincéis. Alguns minutinhos após a aplicação a tábua estará prontinha para ser usada, aí é só esticar o tecido para começar a pintar.

Dica 3. Use pincéis preparados para pintura

Alguns pincéis vêm com as cerdas muito longas, ou seja, não estão preparados para serem usados em certos momentos da pintura. Sendo assim, ou você pode comprar pincéis que já vêm lixados, como os da série 151, ou você mesma pode aparar as cerdas com a tesoura e depois lixá-las com uma lixa de unhas.

Dica 4. Use a caneta para nomes e traços mais finos

A caneta para tecido é muito versátil, ideal para escrever nomes e fazer detalhes na sua pintura. Essa caneta é barata e está disponível em várias cores. Trata-se de um material moderno que tem ótima fixação.

Dica 5. Cuide com carinho dos seus pincéis

Depois de usar o pincéis, lave-os ou limpe-os com álcool em gel e papel toalha. Nunca use pincéis sujos, pois os restos de tinta podem manchar o desenho e prejudicar o seu trabalho. O pincel zerinho, aquele que é bem fininho, deve ser guardado dentro da capinha que o acompanha; ele não pode ter a ponta dobrada, por isso nunca deixe-o dentro do copo de água como fazemos com os outros pincéis.

Dica 6. Use o lápis 6B para marcar o tecido

Para riscar o tecido, dê preferência para o lápis 6B, ele possui o grafite mais escuro e dá maior firmeza para fazer o contorno. Esse lápis é barato é pode ser comprado em papelarias.

Dica 7. Use corretamente a tinta dimensional

A tinta dimensional tem sido cada vez mais usada na pintura em tecido para fazer os acabamentos, principalmente a ouro e a furta-cor. Quando for usar esse produto, não aperte demais a bisnaga. Pressione o frasco com suavidade até ver um pouquinho de produto no bico, e então siga fazendo o contorno desejado.
Se você continuar colocando força na bisnaga, poderá sair muito produto de uma só vez e assim estragar a sua pintura. Quando usamos essa tinta da forma correta o resultado é maravilhoso.

Dica 8. Limpe bem os moldes vazados

Assim como os pincéis, os moldes vazados também devem ser limpos logo após o uso. Como os moldes são de acetado, você pode lavá-los sem medo. Se a tinta chegar a secar, use o álcool em geral e papel toalha para fazer a limpeza por completo.