Antes de saber o que é decoração rústica, primeiro é importante entender de onde vem a palavra rústico. Basicamente ela está relacionada ao ambiente rural, ao campo e a formas feitas manualmente, sem muitos detalhes.

Remetendo a mato, campo e preguiça, a decoração é simplesmente linda e agrada a muitas pessoas, mesmo nos grandes centros urbanos, que a usam até para decorar o apartamento. Considerado muito charmoso, o rústico nunca sai de moda e às vezes ganha até um espaço em lojas modernas e arrojadas de móveis. Você gosta do estilo e quer saber mais sobre ele?

Então confira algumas informações a seguir e aproveite para decorar seu ambiente.

Características principais:

Os móveis e objetos têm textura, acabamento imperfeito e remetem à vida colonial com mesas feitas com rodas de carro de boi, peneiras de palha e panelas de ferro. As peças são pesadas e o material é pouco trabalhado como as famosas mesas de tronco de árvore, por exemplo.

Quem costuma usar

O estilo é muito encontrado em chácaras e sítios nas áreas rurais, mas também em residências nas grandes cidades. Algumas vezes as peças se misturam com outras de diferentes estilos e garantem um ar ainda mais moderno.

Materiais usados

Com vigas aparentes, marcas do tempo e paredes irregulares, os materiais usados são madeira, pedra, barro, couro, cal, cimento e metal não polido. Nem tudo que parece é Vernizes e lacas brilhantes não fazem parte do rústico. Para ser rústico é preciso enxergar o material base e as fibras. Ele é despretensioso e vem acompanhado com artesanatos.

 

Variações do Estilo Rústico

Estilo rústico italiano:

O estilo rústico na Toscana, sul da Itália, pede telhas de pedra rústica e interiores feitos de madeira maciça. Neste estilo é comum a existência de contrastes. Sofás opulentos, mesas e camas com acabamentos naturais, cômodas e aparadores simples, por exemplo, dão equilíbrio aos ambientes e tornam tudo muito acolhedor e agradável.

Estilo rústico escandinavo:

O estilo rústico escandinavo explora a madeira natural, as cores azul e branco, baús antigos e outros acessórios que são característicos do ambiente nórdico.

Estilo rústico americano:

No estilo rústico americano prevalece as combinações de madeira em tons naturais e cores neutras como o azul. Nesses ambientes não podem faltar uma bela cadeira de balanço e o tradicional xadrez.

Estilo rústico inglês:

Grandes poltronas na frente da lareira, sofás de couro, escrivaninhas antigas de madeira nobre, grandes estantes de livros e móveis clássicos compõem este estilo cheio de charme britânico e muito conforto.

Estilo rústico francês:

Este estilo tem como característica marcante as imperfeições e desgastes naturais dos móveis e acessórios. Aposte em materiais e tecidos que possuam irregularidades.

Wabi-sabi:

O wabi-sabi é uma variante do estilo rústico. De inspiração japonesa, ele destaca a beleza imperfeita e marcada pela passagem dos anos. E atenção: este estilo aparece com uma grande tendência de decoração para 2019.

O que você achou desse estilo? Gostaria de ter uma decoração com algumas das características citadas em sua casa?

Agora que você já sabe o que é decoração rústica, comece a organizar seu ambiente para receber esse estilo tão diferenciado.

Série Casa e Jardim – estilos de decoração | Estilo Rústico dicas e exemplos, se inspire e crie a casa dos seus sonhos. Gostou? Compartilhe.