O hábito saudável de beber um bom vinho ou espumante sempre faz parte do dia a dia de muitas pessoas, afinal, essas bebidas promovem o relaxamento do corpo e são ótimos aliados para as comemorações. Seja no almoço ou no jantar, sempre surge a dúvida sobre quais tipos de copos e taças são ideais para cada ocasião.

Para solucionar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, preparamos dicas incríveis para você acertar na escolha dos copos e das taças para aqueles jantares românticos ou para os memoráveis almoços em família. Confira!

Tipos de copos para cada bebida

 

Taça de vinho tinto

Por ser mais intenso, este tipo de vinho necessita de tipos de copos e taças com o corpo maior para que a bebida possa bailar e, assim, liberar os aromas e sabores que possui. As taças mais usadas para degustá-lo são a Bordeaux e Borgonha.

Taça Bordeaux

 

Indicada para vinhos mais encorpados, esta taça possui um bojo amplo que favorece a aeração da bebida, além de uma aba mais fina para proporcionar a maior concentração dos aromas e dispersão dos sabores pela boca.

  • Serve vinhos Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat

Taça Borgonha

 

 

Por ser um vinho mais complexo, o Borgonha utiliza uma taça de bojo mais avantajado que a Bordeaux para permitir maior contato da bebida com o ar e, consequentemente, a liberação de inúmeros aromas.

  • Serve vinhos Pinot Noir, Rioja tradicional, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo

Sirva o vinho tinto até a metade do bojo para facilitar a aeração e a percepção das qualidades aromáticas que a bebida oferece. Quanto ao branco, a quantidade deve ser a menor possível para que ele não esquente.

 

Taças para Vinhos brancos

 

 

As taças para degustar vinhos brancos costumam ser de pequeno ou médio porte, exatamente para conservar a temperatura da bebida que deve ser consumida gelada ou fria. Esta taça também possui aba mais estreita para acentuar as notas e aromas das frutas usadas no vinho.

 

Taças para Vinhos do Porto

 

 

 

O corpo da taça para o vinho do Porto é ligeiramente menor que a opção usada para servir o vinho branco. Modelos em formato tulipa são os mais recomendados para que a bebida respire, libere o sabor e seja levemente agitada para que se possa sentir melhor o aroma dela.

 

Taça de Martini

 

 

Consumido gelado, em pequenas doses e sem pedras de gelo, o Martini necessita de uma taça com porte pequeno, corpo triangular (fundo estreito e aba aberta) e haste longa para evitar o contato do calor das mãos com a bebida.

 

Taça de Champanhe e espumantes

 

 

Longos e retilíneos, esses tipos de copos ou, como são mais conhecidos, taças flauta (ou Flute) são projetados para não deixar as borbulhas do champanhe se dispersar. Por ser mais fechado, ele permite sentir melhor o frescor e a delicadeza dos espumantes, além de ter um corpo curvo que facilita a melhor percepção do sabor de um champanhe Cuvée ou de safra especial.

 

Copo de Vodca

 

 

Semelhante ao famoso shot, porém mais alongado, o copo de vodca é esguio. Esses tipos de copos são perfeitos para preparar doses com mais de 80ml de capacidade e ideais para quem busca apreciar de forma correta a vodca, seja ela com ou sem gelo, pura ou misturada com outras bebidas.

 

On the Rocks

 

Baixo e de boca larga, este copo é usado especialmente para se degustar bebidas com alto teor alcoólico, como whisky, vodca, caipirinha, batidas e coquetéis com bastante gelo. On the Rocks é considerado um dos melhores tipos de copos para essa finalidade, principalmente, devido ao seu design que permite colocar a quantidade suficiente de gelo e de bebida.

 

Copo para coquetel

 

 

Despojado, sinuoso e bem grande, este copo é a melhor opção para quem buscar servir mocktails(coquetel sem álcool) ou preparar drinques tropicais com muitas frutas e decorações.

 

Copo para aperitivo

 

Pequenino e arrebatador, este copo é o mais indicado para degustar uma poderosa dose de qualquer bebida com alto poder alcoólico. Seja no churrasco ou happy hour com os amigos, este copo é o certo para servir a tequila, vodca ou aguardente favorita.

 

Chopp

 

Grande estrela de balcões ou mesas de bar, este copo chamado de Tulipa é a opção mais comum para se apreciar um bom chopp. Bem simples e fácil de manusear, a Tulipa possui boca mais aberta, base fina e corpo longo e elevado, o que facilita na hora de degustar aquele chopp geladinho.

 

Taça para cerveja

 

Robusta, esta taça de haste curta é uma boa opção para quem gosta de apreciar o colarinho de uma cerveja com espuma mais abundante.

 

Curiosidades dos tipos de copos e taças – Bônus 1

 

Saiba de algumas curiosidades que podem fazer toda a diferença na escolha e manutenção das taças ou copos:

 

 

  • Opte por taças em vidro, cristal ou cristal de vidro incolor para poder analisar a cor e a maturidade da bebida;
  • Além da delicadeza e leveza visual, a porosidade das taças de cristal é uma vantagem que favorece a grande concentração de aromas do vinho quando ele for girado.
  • Lave e enxágue cuidadosamente as taças de vinho para o produto usado não alterar o sabor da bebida ou, até mesmo, impedir as borbulhas do champanhe;
  • Armazene as taças em locais livres de umidade ou fora de armários de madeira antiga, pois ela pode deixar odor nas peças.

Dicas para a lavagem de taças e copos – Bônus 2

 

177521527

A lavagem de taças e copos deve seguir alguns cuidados para evitar que os resíduos de detergente comprometam o sabor da bebida no próximo uso. O ideal seria lavá-los apenas com água ou com o mínimo possível de sabão, enxaguando muito bem em seguida.

Se não for possível lavar essas peças logo após seu uso, sempre coloque um pouco de água para evitar que a bebida manche o fundo do recipiente – algo muito comum com vinho tinto. Caso isso já tenha acontecido, deixe a taça de molho com água e bicarbonato de sódio durante a noite.

Você pode secar seus copos e taça por fora, de preferência com um pano que não solte fiapos. Porém, a parte de dentro deve secar naturalmente em um suporte apropriado e com a boca para baixo. Caso não tenha esse suporte, você pode deixar suas peças secando sobre um pano de prato limpo.

Como vimos, existe uma infinidade de tipos de copos e taças e, por isso, é tão difícil escolher qual é a melhor opção para cada bebida. Mas, com as dicas que demos hoje, ficará muito mais fácil de montar a mesa e convidar os amigos para uma refeição especial.