Combine o formato com o estilo decorativo

 

As prateleiras normalmente são retangulares, mas suas extremidades também podem ser arredondadas. Quanto aos nichos, hoje em dia existe uma infinidade de formatos disponíveis no mercado, indo desde os tradicionais quadradinhos, passando pelos redondos e triangulares, até chegar às famosas colmeias.

Para não errar na escolha, procure harmonizar esses elementos com o estilo decorativo do espaço. Nesse caso, saiba que em decorações clássicas a melhor pedida é investir em nichos quadrados ou redondos.

Já em ambientes modernos e irreverentes, você pode ousar nas formas e até misturar diferentes tipos de nicho!

 

Harmonize as cores com o restante da décor

 

Também é possível encontrar nichos e prateleiras de cores variadas. O preto, o branco, o bege e os tons amadeirados são as opções mais versáteis e tradicionais, mas também é fácil encontrar opções coloridas, em tonalidades como amarelo, verde, rosa, azul, laranja, violeta e assim por diante.

Essas versões coloridas são indicadas para ambientes infantis ou casas com uma decoração mais moderna, também sendo uma boa proposta para decorações alternativas ou com referências de pop art.

 

Defina previamente o que colocará sobre eles

 

Outra etapa que você deve cumprir já no momento da escolha dos nichos e das prateleiras, é definir o que colocará sobre eles.

Por serem versáteis, esses elementos podem acomodar utensílios domésticos, copos, pratos, objetos decorativos, souvenirs, porta-retratos, despertadores, cosméticos, bibelôs, pelúcias, livros e basicamente o que mais você quiser. Mas o ideal é realmente pensar nisso antes, porque a peça deve ter um tamanho proporcional ao item que será acomodado ali. Além disso, os nichos e as prateleiras precisam suportar o peso do que possivelmente receberão.

Por fim, vale ressaltar que o ideal é não colocar acessórios demais sobre eles, pois isso pode deixar o ambiente visualmente poluído.

 

Escolha o material de acordo com o ambiente

 

De todas as dicas dadas aqui, talvez a mais importante seja conhecer o material do nicho ou da prateleira, para fazer as escolhas mais adequadas para os ambientes da sua casa. Então veja a seguir os principais tipos de material e aprenda a distingui-los:

 

Fórmica

 

Muito usada em móveis planejados, a fórmica é um material moderno, que permite vários tipos de acabamento. Também conhecida como laminado decorativo, o ponto forte desse material é justamente sua beleza diferenciada. Como se não bastasse, é durável e super fácil de limpar!

 

MDF

 

O MDF é um dos materiais mais populares na produção de prateleiras e nichos, pois tem o preço acessível, é sustentável e possui baixa absorção de água (para o MDF naval), sendo indicado tanto para ambientes secos, como para cozinhas, lavanderias e banheiros.

 

Madeira

 

Como a madeira é atemporal, elegante e clássica, combina com diferentes estilos decorativos, mas tem o inconveniente de absorver água com facilidade. Sendo assim, as prateleiras e os nichos de madeira são recomendados para ambientes secos, como o home office e a sala, por exemplo.

 

Laca

 

A laca é famosa por seu efeito liso e brilhante, mas exatamente por isso se trata de um material mais caro e de manutenção mais complexa, já que sua pintura diferenciada arranha com facilidade. Sendo assim, não é muito indicada para casas com crianças ou em locais onde os pets alcancem.