Você já deve ter se perguntado sobre a diferença entre porcelana e cerâmica. Os termos são usados, muitas vezes, para falar dos mesmos produtos. Mas, quem deseja se aventurar pelo mundo artesanal deve se atentar a que cada palavra se refere.

A louça é o coletivo de manufatura, que pode ser dividida de acordo com sua matéria-prima. Duas delas confundem muito nossa cabeça: cerâmica e porcelana.

Além dos elementos de composição, cerâmica e porcelana se diferenciam pelo número de queimas e a temperatura em que são produzidas.

Vamos conhecer as diferença antes de optar?

 

CERÂMICA

 

Tão presente no nosso dia a dia, a cerâmica nada mais é que o resultado da queima da mistura de argila e água. Está entre as manufaturas mais antigas da humanidade, sendo encontrada em vestígios históricos que datam de 20 mil anos antes de Cristo.

O uso popularizado da cerâmica se deve à capacidade da argila de ser misturada à água, podendo ser moldada e endurecida pelo aquecimento.

A cerâmica necessita de apenas uma queima, a 1150ºC. Ela tem baixa resistência e alta absorção. Vitrificada, aparece primeiramente na cor creme, podendo ser pintada para usos decorativos.

 

 

PORCELANA

 

A porcelana surgiu entre os séculos 6 e 7, na China, quando um forno de cerâmica ficou mais tempo que o habitual no forno e deu origem a um material duro e translúcido, que impressiona pela sobriedade e pelo charme!

A porcelana é a queridinha de muita gente por ser de alta resistência e baixa absorção. Também é branca e vitrificada.

Ela recebe duas queimas: uma em 980ºC e outra em 1350ºC. Quando as peças são coloridas, passa por uma terceira queima.

Confirma em nosso site retrofenna.com.br