Muitas vezes na correria do nosso dia-dia esquecemos onde colocamos a nossas chaves seja do carro, de casa, etc.

Mesmo utilizando chaveiro, por ser pequeno e na nossa correria não conseguimos localizar.

Por isso que é importante termos o habito de deixar sempre no mesmo local ou seja usar um porta chave em casa ou serviço, sempre próximo da porta onde você entra/saída para conseguir criar a rotina sempre de deixar la (visível).

Você sabe de onde surgiu esta palavra?

 

As primeiras fechaduras que foram usadas em Roma eram extremamente simples: consistiam em duas argolas, uma em cada aba da porta, e entre elas passava-se um prego (em latim “clavus, clavi”). Este sistema facilitava tanto o trabalho dos ladrões que, para evitá-los, os artesãos foram criando sistemas mais complexos, nos quais se conferia ao prego uma forma específica para cada porta, de forma que só o dono da casa ou quem tivesse consigo aquele prego poderia abrir e fechar. Com esta novidade, o nome do prego (“clavus”) mudou ligeiramente para chamar-se “clavis”, da qual se originou em nossa língua a palavra “chave”.

O que é um chaveiro? Parece uma pergunta engraçada, mais se formos parar para pensar tem vários significados:

 

Um chaveiro ou porta-chaves é um objeto feito para guardar e facilitar o transporte de chaves. Muito frequentemente, tem função decorativa e utilitária, muitos tipos de pequenos objetos são usados como chaveiros ou como decoração dos mesmos. Por “chaveiro”, também pode estar a referir-se ao profissional do ramo. Um conjunto de chaves em um chaveiro é chamado “molho de chaves”. Em Portugal, designa-se por chaveiro um armário ou similar destinado a guardar chaves.Também chaveiro significa: que guarda chaves. Aro ou corrente de metal que se usa para prender chaves.

Podemos encontrar vários modelos de porta chaves junto com porta carta, vamos conferir?

www.retrofenna.com.br