Casa de Steel Frame: construção sustentável e mais rápida. Conheça esse novo método de construção e todos os seus benefícios

Você já ouviu falar sobre a construção de Steel Frame? Se ainda não e está pensando em começar a sua obra, você não pode deixar de conhecer o que é esse método e quais materiais ele utiliza. O nome vem do inglês e é em países estrangeiros que ele tem sido muito usado, mas, aos poucos, começa a ser incluído no nosso vocabulário e se tornou uma alternativa de construção em substituição à alvenaria tradicional. Como o seu carro chefe está a sustentabilidade! Isso porque é uma obra onde o uso de água é praticamente nulo e se usam muitos materiais recicláveis. Ficou interessado? Nós vamos contar mais sobre o Steel Frame e as suas vantagens abaixo!

 

O que é uma construção de Steel Frame?

 

Na tradução para o português, o Steel Frame seria algo como “moldura de aço” e esse nome já permite uma visualização do que é esse método de construção. É um sistema formado por vigas e colunas metálicas que criam uma estrutura para apoiar o teto e as paredes. Depois de pronta, essa estrutura de aço, que forma o “esqueleto da casa”, é preenchida com painéis e placas que formam as paredes. Os cálculos para saber a quantidade de material que será usada devem ser feitos por um profissional da área. Como você vai ter a quantidade certinha o seu projeto, o desperdício é bem menor se comparado com o uso de alvenaria.

 

 

Para quem está pensando em um projeto com mais de um pavimento, esse método de construção também pode ser para você. Nesse caso, a separação entre um pavimento e outro é feito por lajes leves, com os perfis de aço revestidos com madeiras e outros tipos de placas, como a cimentícia. No caso das fiações hidráulicas e elétricas, elas passam no interior das paredes e suas saídas são fixadas com os perfis metálicos para evitar a movimentação. E, se precisar fazer uma manutenção, nada de quebra-quebra: basta recortar a placa para mexer na fiação e depois fazer a substituição. Para fazer o telhado, você vai precisar utilizar, além dos perfis, chapa OSB, fixações, telha Shingle e manta asfáltica.

 

 

Não se engane, o Steel Frame é mais resistente que você imagina

 

 

Muitas pessoas ainda têm um pé atrás quando pensam na construção com placas e perfis de aço por acreditarem que são menos resistentes que os tradicionais tijolos e cimento. É hora de tirar essa ideia da cabeça! A estrutura de aço é usada no projeto da resistência e isso reflete na durabilidade da casa. Nos Estados Unidos, por exemplo, há relatos de casas com durabilidade além de 100 anos. Não há com o que se preocupar! A sua resistência será projetada pelo profissional, que vai garantir um bom desempenho estrutural de toda a construção.

 

Quanto custa uma casa de Steel Frame?

 

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona a construção de casas de Steel Frame, deve estar se perguntando qual o valor de um projeto todo baseado em vigas de aço e placas. Esse é o único ponto negativo do projeto em relação à tradicional alvenaria: ele possui um custo mais elevado. No entanto, existem alguns pontos para levar em consideração: a diferença tende a ficar entre 7% e 10% acima do comparativo total do uso de tijolos e cimentos. Mas, é preciso lembrar que você vai usar muito menos material, vai ter uma manutenção facilitada (portanto, vai gastar menos na hora de fazer reparos) e as placas usadas no Steel Frame oferecem maior conforto térmico, o que reflete em um menor uso de ventiladores e ar-condicionados.