Desde potes de plástico até garrafas de água, esses utensílios estão ocupando espaço e atrapalhando sua vida na cozinha. 

 

É uma situação comum: você vai cozinhar e percebe que a quantidade de coisas na cozinha está atrapalhando o seu espaço. É muito fácil se deixar levar pelas promoções e propagandas que te convencem que você precisa de algo novo para sua casa: mas não é sempre assim. Confira a lista abaixo e perceba quais desses utensílios você pode se livrar.

 

(Foto divulgação)

 

Uma coleção gigante de potes de plástico

 

Eles são úteis para guardar restos de alimentos, mas ter uma centena deles só ocupa espaço desnecessariamente. Tente reduzir seus potes para 5 ou 6 peças em tamanhos variados.

 

Potes de plástico (Foto Thinkstock)

 

Muitos imãs de geladeira

 

Será que você realmente usa todos aqueles imãs de geladeira de propaganda de estabelecimentos? Se desfaça de todos os que você guardou porque achou que ia precisar, mas nunca usou. Se quiser decorar a geladeira, compre imãs temáticos que combinem com o décor com o ambiente.

 

Olha que ideia boa, Chelsea usa fotos tipo polaroids para decorar a geladeira! (Foto: Divulgação)

 

Canecas que você não usa

 

É comum se deparar com várias canecas no armário que você não comprou: ganhou de presente, era lembrancinha de festa das crianças, ganhou em um evento… Doe todas aquelas que você e sua família não usam e perceba como o armário ficará mais organizado.

 

A cozinha da chef Heloísa Bacellar é repleta de objetos que ela foi juntando “pelo mundo e pela vida”, como diz. Entre eles, fica a coleção de canecas e xícaras, penduradas em ganchos (Foto divulgação)

Esponja de louça

 

Esse é um item que com certeza você usa, mas precisa saber a hora certa de jogar fora. Se ela estiver cheirando mal, está na hora de trocá-la.

 

Fique atento! Quando a esponja de louça começar a cheirar mal, é hora de trocá-la (Foto ThinkStock)

 

Toalha de mão

 

Se você usa uma toalha só para secar as mãos e a louça na cozinha, é melhor jogá-la fora. De acordo com um estudo da Kansas State University, nos Estados Unidos, esse é o item mais contaminado da cozinha. A solução é ter um pano para secar a louça e outro para as mãos, e lavá-los diariamente.

 

Uma sugestão é usar uma barra de ferro para pendurar aventais, panos de prato, luvas e acessórios, o que ocupa pouquíssimo espaço (Foto divulgação)

 

Itens com uma só funcionalidade

 

Quem nunca entrou em uma loja e ficou maravilhado com as invenções que prometem salvar a vida de quem cozinha? Fatiador de abobrinhas, cortador de ovos e outros itens que têm apenas uma utilidade normalmente quase não são usados. Confira quais desses você usou menos de 4 vezes no último ano e livre-se. O espaço extra na gaveta vai facilitar a organização.

 

Cestas de plástico são ultra eficientes para botar ordem dentro de gavetas e armários – ou até sobre a bancada, se forem fofas como estas. Utensílios de cozinha M. Dragonetti (Foto divulgação)

 

Facas extra

 

A maioria dos chefes de cozinha usa cerca de cinco facas no dia a dia. Você também não precisa de mais do que isso para cozinhar.

 

(Foto divulgação)

 

Livros de receita que você não usa

 

Se você tem o livro há bastante tempo e nunca fez uma receita sequer, está na hora de repensá-lo. Ele pode ser incorporado à decoração na mesa da sala ou, então, uma doação para alguém que esteja aprendendo a cozinhar.

 

Cozinha. Uma estrutura de ferro com prateleiras de vidro foi criada para acomodar os livros de culinária e equipamentos. Ganchos diversos exibem orgulhosamente a coleção de canecas do morador (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

 

Recortes de receitas

 

Você viu uma receita em uma revista e pensou em guardá-la para “algum dia”. Se esse dia ainda não chegou, libere esse espaço da sua cozinha (jogue fora ou, então, tire uma foto com o celular!).

 

(Foto Casa e Jardim)

 

Garrafas de água

 

É ótimo ter garrafinhas reutilizáveis em casa, mas você não precisa de mais do que uma por pessoa da casa e mais uma ou duas extra.

 

(Foto Thinkstock)